quinta-feira, 28 de maio de 2015

Reunião no Ministério Público do Trabalho: Não ao corte dos salários! Fim das condutas antissindicais e pela vitória da campanha salarial para todos os servidores!

A Oposição Unificada dos Servidores Públicos de São Bernardo do Campo, diante dos indícios de desconto no salário dos trabalhadores (que foi confirmado pela direção do sindicato durante a assembleia deste dia 28 de maio), no final da tarde agendou reunião com o Procurador Dr. Ricardo Ballarin do Ministério Público do Trabalho, para apresentação das reivindicações da categoria  (reivindicações estas que o governo, ao apresentar sua contraproposta, continua ignorando, se limitando a discutir tão somente a cláusula econômica), bem como expor a indignação em relação aos inúmeros relatos de constrangimentos de trabalhadores por parte de chefias, pressões para retornar ao trabalho ou não aderir à greve, exigência por parte da administração de envio dos nomes dos grevistas para o RH, entre outras, todas elas configurando condutas antissindicais.
A lei 7783/89 é objetiva no sentido de vedar a adoção de meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento. Ademais, o corte de ponto implica em violação literal à legislação vigente que concede ao salário natureza alimentar, uma vez que este visa manter a subsistência do trabalhador, sua família, em prol da dignidade humana. O desconto dos salários representa dupla violação dos direitos humanos, pois retira do trabalhador o seu ganha-pão e, ao mesmo tempo, afronta o direito ao exercício constitucional da greve.
Tentamos apresentar a proposta da reunião com o MPT na assembleia, para apreciação de toda a categoria, objetivando uma ação coletiva respaldada pelos trabalhadores e o exercício da democracia, mas infelizmente não nos foi dada esta oportunidade, mesmo assim convidamos a direção do sindicato para comparecer à reunião.
Chamamos todos os servidores públicos para comparecerem nesta sexta-feira, 29 de maio, às 9h00 na sede do MPT, situada na rua Sargaços, 135, Jardim do Mar - São Bernardo do Campo (atrás da Faculdade de Direito), em demonstração de apoio à nossa luta. Nesta reunião iremos ressaltar a necessidade de que o prefeito reconsidere sua decisão de desconto do salário e da garantia da negociação considerando a totalidade da pauta da campanha salarial, ignorada pelo prefeito.
Aumento real do salário, reposição da inflação, melhoria nas condições de trabalho, custeio dos gastos com transporte e auxílio alimentação condizente com a subsistência dos trabalhadores e garantia de um plano de saúde decente são necessidades básicas das quais não podemos abrir mão em troca de abonos e reposições irrisórias, ainda mais quando o governo apresenta uma proposta excludente e sem garantia do pagamento e reposição dos dias parados.
NENHUM TRABALHADOR FORA! NENHUM DIREITO A MENOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário