domingo, 31 de maio de 2015

A Oposicão Unificada, a direção do Sindicato e nosso NÃO à contraproposta do governo

A Oposição Unificada é um movimento apartidário constituído por servidores públicos dos mais diversos setores do funcionalismo de São Bernardo do Campo que não compactuam com o autoritarismo, o burocratismo e o atrelamento partidário e governista do nosso sindicato. Defendemos que  sindicato seja um instrumento de luta em defesa dos servidores, independente dos governos de plantão. que seja plural, democrático e classista. 

Jamais pautamos nossas ações pela disputa eleitoral para a direção do sindicato, muito embora compreendemos mais do que nunca que se fazem necessárias e urgentes mudanças na direção para que possamos tirar o sindicato do controle governista e retomá-lo para o controle dos servidores públicos.

A Oposição Unificada sempre atuou com coerência buscando a unidade dos servidores, fazendo o debate e cobrando da direção transparência e as ações necessárias em defesa da categoria. Desde o primeiro momento ajudamos a construir a greve, e deixamos claro que unidade de ação não significa unidade de pensamento, nem abrir mão de reflexões e posicionamentos críticos, afinal, se tivéssemos concordância com todas as práticas e posicionamentos da direção sindical não precisaríamos ser oposição. 

O fortalecimento do sindicato ocorre à medida que as opiniões contrárias e os posicionamentos divergentes são acolhidos e respeitados. O enfraquecimento ocorre quando se tenta impor pensamentos únicos e posicionamentos unilaterais, quando se tenta coibir a participação democrática e não se fomenta e não se valoriza o debate crítico, reflexivo e quando as opiniões divergentes são reprimidas.

Ao defendermos que todas as opiniões sejam manifestadas e respeitadas, não nos referimos exclusivamente às opiniões e posicionamentos da Oposição Unificada, e sim reivindicamos a liberdade de expressão de todos os servidores públicos, muitos dos quais foram impedidos de manifestarem suas opiniões nos microfones.

Defendemos e construímos a unidade de ação em prol dos interesses da categoria, contudo, quando os interesses coletivos dos servidores são colocados em risco pela ação da direção sindical em conluio com o governo, cumprimos o papel de denunciar aos nossos colegas servidores esse golpe, ainda que nossa coerência tenha despertado tamanho ódio por parte da direção que, por meio de seus "apoiadores", partiu para a agressão e ameaças gravíssimas contra a integridade física de membros da Oposição Unificada. 

A direção do Sindserv, desde antes da assembleia desta sexta-feira, mas principalmente depois, começou a publicar textos e vídeos com ofensas pessoais, calúnias e distorções dos fatos a fim de depreciar a nossa imagem.

O terrorismo que a direção está fazendo ao afirmar de forma irresponsável e caluniosa que as ações da Oposição Unificada colocam em risco o emprego de centenas de servidores, além de depreciar a imagem de nosso Sindserv, dividir a categoria e favorecer o governo, também é um atentado contra nossa integridade fisica e moral.

Assim, qualquer atentado contra os funcionários púbicos que integram a Oposição Unificada é de inteira responsabilidade da direção do Sindserv SBC.

A Oposição Unificada não faz nem estimula ofensas pessoais e críticas nominais. Nossas divergências são em relação à política sindical adotada pela direção, e não às pessoas em si, que são também servidores públicos, embora lamentavelmente, em que pese seus discursos de unidade e responsabilidade, agem contra os interesses da categoria.

Observem que nenhum de nossos textos publicados fazem ofensas pessoais, mas tão somente debatem as propostas e apresentam os nossos posicionamentos. Continuaremos mantendo a postura ética e os princípios que fazem com que nosso grupo seja respeitado, mesmo entre servidores que não concordam integralmente com nossas opiniões. 

Não somos os donos da verdade, e nem jamais nos colocamos como representantes de toda a categoria, por isso mesmo durante todo o processo de greve estimulamos que mais e mais servidores fizessem uso do microfone e apresentassem suas opiniões e propostas, mesmo quando não tínhamos concordância com as ideias.

Greve não tem dono, sindicato também não pode ter. O movimento dos trabalhadores têm de ser plural, democrático, e nesse sentido é preciso garantir que as opiniões circulem, sejam nos microfones, sejam em boletins distribuídos entre os trabalhadores. 

Por meio de atitudes intimidatórias, a direção do sindicato tentou coibir que a Oposição Unificada distribuísse seus boletins durante os atos e assembleias, inclusive criticou publicamente essa nossa ação na última assembleia. Tais atitudes revelam o caráter autoritário da direção que desta forma não apenas contraria a liberdade sindical, como também atenta contra os direitos e garantias fundamentais preconizadas em nossa Constituição Federal, em especial  o Inciso IV, Artigo 5º ("É livre a liberdade de expressão, vedada o anonimato").
  
Garantir que todos os trabalhadores possam manifestar livremente suas opiniões, sem ações intimidatórias e sem coibir o uso do microfone, é obrigação de qualquer direção comprometida realmente com o fortalecimento do sindicato, a democracia e a defesa dos trabalhadores. 

O jogo sujo orquestrado pela direção do sindicato e governo leva muitos de nossos colegas a perderem a pouca confiança que tinham na direção do sindicato e preferirem o retorno ao trabalho ao não verem mais perspectivas de ter um sindicato ao lado dos trabalhadores.  

Por compreender que em seu conjunto a contraproposta governista é prejudicial à maioria dos servidores públicos e não atende absolutamente a nenhum dos pontos de reivindicações da campanha salarial, continuamos defendendo a rejeição da proposta do governo. No entanto, diante da quebra de confiança da direção do Sindserv, quem poderá julgar colegas servidores por não querer mais continuar nessa greve? 

Mantemos o respeito às opiniões divergentes e o respeito aos colegas que, cada um com seus motivos, decidam votar pelo fim da greve. Porém, não compactuaremos com autoritarismos, calúnias, ofensas pessoais, tentativas de dividir o movimento e de antecipação de um debate eleitoral.  

Nenhuma ofensa pessoal, seja contra colegas servidores, seja contra membros da direção da qual temos divergências, representa o posicionamento da Oposição Unificada, ainda que a direção do sindicato não tenha escrúpulos de utilizar os meios de comunicação sindical, sustentados com a mensalidade dos associados (nossa inclusive) para agredir e ofender moralmente servidores públicos que ousam manifestar opiniões autonomamente.

Diante das atitudes divisionistas, das agressões e ofensas - inclusive pessoais - que estão sendo realizadas pela direção do Sindserv, e do terrorismo realizado por esta junto ao funcionalismo, a Oposição Unificada vem a público manifestar repúdio às ações grosseiras da direção sindical e reiterar a defesa da unidade dos servidores contra todo e qualquer ataque aos direitos trabalhistas e às liberdades individuais e coletivas.


PELA UNIDADE E DEFESA DOS INTERESSES COLETIVOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS!

PELA GARANTIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

PELA PARTICIPAÇÃO LIVRE, ATIVA E DEMOCRÁTICA NAS ATIVIDADES DO SINDICATO!

CONTRA O AUTORITARISMO, BUROCRATISMO E ATRELAMENTO PARTIDÁRIO DO SINDICATO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário