sexta-feira, 26 de junho de 2015

Reunião no sindicato: sexta-feira, 26 de junho, às 19h.

Por iniciativa de alguns educadores da base, na última segunda-feira, 22 de junho, ocorreu reunião entre profissionais da educação dos mais diversos segmentos e representantes da direção do Sindserv para discutir sobre as reuniões realizadas pela Secretaria de Educação com diretores de escola, cuja pauta foi a reposição dos dias letivos - reposição esta desatrelada da discussão da compensação das horas. 

Os profissionais presentes apresentaram suas dúvidas, reflexões e sugestões, destacando-se, entre outras propostas, a necessidade de atrelar a reposição dos dias letivos à compensação das horas e a garantia de autonomia às escolas para, de acordo com seus  PPPs, elaborarem um plano de reposição dos conteúdos e dos dias letivos, a ser posteriomente homolgado pela SE. 

Diante da informação de que em outras unidades administrativas havia avançado a negociação das compensações dos dias parados, do desatrelamento efetivado pela SE, e da situação nebulosa em relação às compensações, havendo risco concreto de (mais) descontos no pagamento, alguns trabalhadores sugeriram inclusive estudar ações jurídicas para garantir a isonomia de direitos em relação às formas de compensação das horas não trabalhadas.

Considerando que a direção do sindicato estava agendando nova reunião com o governo, e considerando que a questão das  reposições dos dias letivos e das compensações diz respeito a todo o conjunto de educadores, os trabalhadores presentes solicitaram que fosse agendada uma reunião ampliada para resolver as situações específicas da educação.

A direção do sindicato, no entanto, decidiu realizar convocação de reunião com as equipes gestoras, o que entendemos ser de um grade equívoco, pois a greve não foi realizada pelas equipes gestoras, mas sim pelos profissionais deste município, alguns dos quais também pertencentes às equipes gestoras. Além disso, a reposição dos dias letivos e a compensação das horas (bem como os novos descontos efetivados em folha de pagamento e a inclusão de todos os trabalhadores no acordo coletivo) são de interesse coletivo!

Por isso, mantemos a sugestão de que a reunião conte com a ampla participação de educadores de todos os segmentos e sugerimos que todos que puderem - seja de equipes gestoras ou não - se organizem para participar da reunião no sindicato nesta sexta-feira,26 de junho, às 19h.

Que seja também convocada assembleia urgente do funcionalismo para decidir as ações para solucionar os prejuízos que os trabalhadores estão sofrendo por terem exercido seu direito legal de greve!

Contamos com a sua presença!

Oposição Unificada dos Servidores Públicos de São Bernardo do Campo