domingo, 8 de novembro de 2015

CHAPA 2 ENTRA COM RECURSOS PARA GARANTIR DEMOCRACIA, LISURA E TRANSPARÊNCIA NAS ELEIÇÕES DO SINDICATO

CONHEÇA AS AÇÕES QUE A CHAPA 2 TEM FEITO DESDE A PRIMEIRA VOTAÇÃO PARA GARANTIR UM PROCESSO ELEITORAL LIMPO, COM LISURA, TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA.

No dia 17 de novembro haverá audiência para julgamento da liminar que a CHAPA 2 impetrou contra o golpe que a direção do Sindserv e sua chapa deram nos trabalhadores. Enquanto corre o processo, a CHAPA 2, considerando a revindicação da categoria, decidiu se inscrever e participar das novas eleições, até mesmo porque infelizmente no Brasil a Justiça nem sempre é justa, muito embora estejamos confiantes de que a justiça será feita, face aos absurdos e às arbitrariedades cometidas contra a decisão legítima dos servidores que deram a vitória à CHAPA 2.

Assim como no primeiro pleito, continuamos exigindo da direção do Sindserv, da comissão eleitoral e do coordenadorgeral  da eleição (que não coincidentemente é ao mesmo tempo o presidente do sindicato e candidato à reeleião pela chapa governista)democracia, transarência e lisura no processo eleitoral): democracia, lisura e transparência no processo eleitoral.

Por isso, já na primeira reunião da Comissão Eleitoral a CHAPA 2 protocolou uma série de reivindicações que seguem na íntegra baixo.

Transparência, democracia e lisura se fazem em práticas concretas, e não com discursos vazios!

.

LISTA DE SÓCIOS

Democracia em eleição se faz com a garantia de condições de igualdade para a realização da campanha, e com transparência de informações. A chapa governista tem acesso privilegiado à listagem de sócios por local de trabalho. Na primeira eleição essa informação nos foi recusada, apesar da recomendação do Ministério Público do Trabalho de que a mesma condição fosse garantida à CHAPA 2.

Publicamente, sugerimos que a listagem seja disponibilizada online para que todos os funcionários públicos possam verificar, garantindo-se transparência em relação a quem, sendo sócio, está apto a votar.



.


DISPONIBILIZAÇÃO DE ETIQUETAS COM ENDEREÇOS DOS APOSENTADOS PARA ENVIO DE MALA DIRETA

Assim como fez na primeira eleição, a chapa governista está encaminhando mala direta com propaganda aos aposentados. Também o Ministério Público do Trabalho havia indicado que a mesma possibilidade fosse garantida à CHAPA 2; e a Comissão Eleitoral indicada pela chapa governista se recusou a cumprir a determinação do MPT. 




.

MAIS URNAS FIXAS


Na primeira eleição, ficou evidente que a quantidade de urnas disponibilizadas impossibilitou a completa coleta de votos. Não bastasse isso, os presidentes de mesa indicados pela então Comissão Eleitoral indicada pela chapa governista não cumpriram regularmente os roteiros e horários necessários, ferindo o direito democrático de participação de todos os filiados. Desde o início reivindicamos o aumento da quantidade de urnas fixas. Novamente oficiamos a Comissão Eleitoral. 

Democracia se faz com garantia de participação de todos os filiados!









.

URNAS ELETRÔNICAS

A CHAPA 2 desde o início exigiu a adoção de urnas eletrônicas na eleição do sindicato para garantir a lisura na coleta de votos. Denunciamos que a forma adotada pela Comissão Eleitoral possibilitava riscos de fraudes eleitorais. Isso porque a Comissão Eleitoral indicada pela chapa 1 decidiu utilizar, para cada urna, 20 listas idênticas, propiciando assim ocorrência de duplicidade de votos. Também o Ministério Público do Trabalho recomendou que fossem adotadas medidas preventivas para evitar fraudes.

Não bastasse isso, o fato de a coordenação do processo eleitoral estar sob responsabilidade do atual presidente e candidato à reeleição coloca sombras sobre a democracia, a lisura e a transparência do processo eleitoral.

A CHAPA 2, ASSIM COMO TODA A CATEGORIA, EXIGIU E CONTINUA EXIGINDO ELEIÇÕES LIMPAS, DEMOCRÁTICAS E TRANSPARENTES, COM CONDIÇÕES ISONÔMICAS.S.

POR ISSO, REIVINDICAMOS QUE A VOTAÇÃO SEJA REALIZADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO, POR MEIO DA CONALIS,  UMA COMISSÃO DO MPT ESPECIALIZADA EM ELEIÇÕES.

DEMOCRACIA SE FAZ COM NEUTRALIDADE NA COLETA E CONFERÊNCIA DOS VOTOS!





.

CÓPIA DA ATA DA ASSEMBLEIA, VÍDEO E COMPROVAÇÃO DE QUE TODOS QUE VOTARAM ERAM SERVIDORES PÚBLICOS E ESTAVAM APTOS A VOTAR


Na última assembleia que elegeu a nova Comissão Eleitoral, alguns sócios foram impedidos de acessar o local de votação. Além disso, a direção do sindicato disponibilizou crachás na mesma cor à todos que foram permitidos acessar o local de votação. Assim, tanto filiados como apoiadores portavam crachás brancos. Por essa razão, na assembleia exigims que a votação fosse feita por contagem de votos, porém, o presidente do sindicato, de forma autoritária, conduziu a votação por contraste visual, impossibilitando aferir se todos os que votaram eram filiados ou eram também apoiadores. Por meio desta manobra a chapa 1 elegeu a maioria na comissão eleitoral.

Democracia e eleições limpas se concretizam com transparência e sem manobras! Por isso solicitamos cópia da ata da assembleia, do vídeo e dos documentos que compravam a aptidão dos eleitores e eleitos. 



.

ACESSO ISONÔMICO ÀS INFORMAÇÕES


Como coordenador do processo eleitoral, o presidente do sindicato e candidato à reeleição é quem determina a composição da secretaria eleitoral que faz as inscrições das chapas. Essa condição coloca a chapa governista em situação de privilégio, uma vez que são pessoas ligadas à chapa 1 que recebem e conferem as documentações de ambas as chapas. No primeiro processo eleitoral, a secretaria eleitoral indicada pela chapa 1 se recusou a inscrever a chapa da Oposição enquanto não "corrigíssemos" um pedido de inscrição de uma de nossas candidatas. O motivo: na ficha de inscrição dela estava escrito na frente do cargo que ela concorria  a secretaria a qual ela pertence. A isso arbitrariamente eles denominaram "rasura".

Democracia se faz com igualdade de condições e acesso igualitária às informações!







Nenhum comentário:

Postar um comentário